A transmissão, via satélite que será utilizada nas eleições no domingo (7) em todo país, vai agilizar os resultados do pleito realizado no interior do Maranhão, de acordo com o Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA).
Segundo o secretário de Tecnologia da Informação do TRE, Gualter Lopes, a estrutura que foi contratada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) vai ajudar a atender os colégios eleitorais que tenham dificuldade em transmitir os resultados da votação.
“Após as 17h nós vamos iniciar a transmissão de votação das urnas para Central de Totalização aqui no TRE. Nós temos várias estruturas de transmissão de dados espalhados no estado e, inclusive, aquelas que estão localizadas em locais de difícil acesso onde tem um técnico munido de um equipamento portátil de transmissão via satélite e esses sim serão, certamente, os primeiros dados a chegar aqui na Central de Totalização”, explicou o secretário.
Gualter Lopes diz também que a transmissão via satélite está sendo considerada segura, pois apenas a Justiça Eleitoral é quem fará uso da nova tecnologia. “É uma rede exclusiva para a Justiça Eleitoral. Além disso, esse dado que é transmitido com o resultado da urna é criptografado e assinado. Portanto ao trafegar esse dado, ele trafega numa velocidade muito grande, ele está cifrado e não é possível você ter acesso ao conteúdo legível dos dados que estão trafegando nessa rede”.
O secretário do TRE ressalta que em virtude do grande número de candidatos, o tempo de votação de cada eleitor deve durar em média de dois minutos e se houver muitas filas a votação pode ser encerrada um pouco mais das 17h. “Nós fizemos uma simulação em três municípios aqui e nós chegamos a um tempo médio de dois minutos. Então nós pedimos para o eleitor que leve a colinha para não demorar na sessão, na votação porque são realmente muitos votos. Se houver muita demora nós podemos ter muitas filas e, inclusive, em algumas situações ter eleitores votando após as 17h”, revelou. 
Sobre os resultados das eleições, o secretário de Tecnologia da Informação afirma que a previsão do TRE é que até as 21h de domingo 90% dos boletins com os resultados do pleito no Maranhão já estejam totalizados. “Estatisticamente a gente pode afirmar até as 21h a gente tem um pouco mais de 90% desses boletins totalizados. São 15.830 boletins do estado e cada boletim corresponde a uma urna instalada em sessão eleitoral, e ao final da votação, da apuração dos votos ocorre na totalização do último boletim recebido. A nossa expectativa é concluir esse processo ainda no dia sete de outubro”, finalizou.