“É uma doença degenerativa, pode atrofiar meus músculos. Ela, ou me deixa tetraplégica ou pode causar morte súbita, que, inclusive, eu estou correndo muito risco devido já ter afetado a minha respiração”, disse Francisca em entrevista ao programa Mulheres Luz, de Alice Regina, (Veja vídeo abaixo).
Francisca explica que o tratamento realizado em Barcelona interrompe o avanço da doença, uma vez que a mesma não tem cura, enquanto que no Brasil, geralmente, a pessoa sai da cirurgia em cadeira de rodas. “O quanto antes a pessoa for diagnosticada e fazer o tratamento ela pode ter uma qualidade de vida melhor, mesmo com todas as limitações de quem é diagnosticado com esse quadro”, disse.
Francisca relatou que já entrou na justiça para tentar obter o tratamento através do poder público, mas que ainda não obteve decisão favorável.
Quem desejar fazer doação, pode realizar transferência para a seguinte conta: Banco do Brasil, Agencia: 3626-9; Conta Poupança: 5.613-8, Variação 51, em nome de Francisca Gomes Rodrigues Hilbig.
Síndrome de Arnold-Chiari
O Chiari tipo 1 é uma mal formação do crânio que acontece na altura da junção entre o pescoço e a cabeça. Ocorre quando uma parte do encéfalo chamada de cerebelo, entra no canal vertebral (Figura). Esta deformidade está relacionada a um problema na circulação do líquido céfalo-raquidiano (líquor). Este líquido envolve todo o sistema nervoso central, no crânio e no canal vertebral e, quando há um distúrbio da sua circulação, pode ocasionar uma série de sinais e sintomas. A síndrome pode aparecer também em pessoas que não apresentem qualquer deformidade, como resultado de outras doenças, no entanto, a forma mais comum é a congênita e acomete principalmente as mulheres.
Fonte: www.neurocirurgia.com e Memórias de Mangabeiras

0 Comentários